Perfume

PERFUME ÁRABE

Enquanto a perfumaria europeia começou apenas no século XVII, a perfumaria árabe existe há milhares de anos. Usando ingredientes disponíveis no Oriente Médio como rosa, incenso, mirra, sândalo, oud, âmbar, musk e especiarias, as fragrâncias árabes já nasceram intensas e potentes – diferente das europeias que começaram como colônias de baixa concentração, evoluindo para perfumes de verdade somente no final do século XIX. Os franceses tratavam suas criações como obras de arte, com construções trifásicas e dezenas de notas que se revelavam aos poucos; os árabes focavam na potência com construções minimalistas e monolíticas (excelentes para layering). Essas construções eram basicamente feitas sem álcool (chamadas attares) e naturais, ao passo que os europeus combinavam naturais e sintéticos com álcool para ampliar a difusão. Por serem mais concentrados, os perfumes árabes ganham em termos de fixação (lasting), mas são mais rentes à pele. Obviamente o estilo é oriental, com aspectos defumado, picante, doce e animálico, em diferentes proporções. Nos últimos anos, casas de perfumes da região do Golfo passaram a vender pela internet para o mundo todo com preços atraentes, ora mantendo a tradição à risca, ora adotando métodos ocidentais com o uso de álcool, sintéticos e estrutura piramidal.

Com a derrocada da perfumaria de nicho a partir de 2000 e subsequente explosão na década seguinte, está cada vez mais difícil de acompanhar e avaliar lançamentos. Dezenas de novas casas surgem a cada ano e o número de criações de nicho já superou o mercado de massa. Novos critérios e métodos de triagem são necessários. Resenhas de especialistas, depoimentos de usuários e rankings nos fóruns virtuais Fragrantica, Basenotes e Parfumo são imprescindíveis para separar o joio do trigo. Ninguém consegue absorver todos os lançamentos, especialmente no mercado indie. No máximo se compila os nomes dos perfumes como faz Michael Edwards há muitos anos (foto). Ao mesmo tempo em que casas mais tradicionais e de qualidade merecem atenção especial, não dá para deixar de lado as pérolas escondidas na escuridão do mercado de nicho. Quantos mais amigos connoisseurs você tiver, melhor – cada um trabalha de um lado e no final o cenário se completa. Uma das belezas do mercado de nicho é sua originalidade e diversidade – bem diferente do mercado de massa que praticamente só lança flankers e arrisca pouquíssimo. Existem exceções à regra como Cartier e Hermès, mas elas são raras. No mercado de nicho nunca se sabe o que será apresentado e é isso que o faz tão especial e incrível.

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